ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres
Seja um associado

Mulheres na Indústria Cerâmica

A Iniciativa tem o objetivo de ampliar e fortalecer a presença feminina na liderança da indústria cerâmica nacional.
Sobre a Iniciativa

Mulheres na Indústria Cerâmica

A indústria cerâmica brasileira deu um passo significativo em direção à igualdade de gênero com o lançamento da iniciativa "Mulheres na Indústria Cerâmica". Esta ação está alinhada com o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que visa a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas. Estas medidas refletem o comprometimento da indústria cerâmica em construir um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário, onde mulheres e homens possam prosperar igualmente.

As ações propostas pela iniciativa tem como objetivo final:

Estabelecimento de uma liderança corporativa comprometida com a promoção da igualdade de gênero.
Fomento à educação, treinamento e desenvolvimento profissional para mulheres, empoderando-as para que alcancem posições de destaque em suas carreiras.
Garantia de tratamento justo e equitativo para homens e mulheres no ambiente de trabalho, assegurando o respeito aos direitos humanos e a erradicação de qualquer forma de discriminação.
Monitoramento e divulgação dos avanços na implementação de políticas de igualdade de gênero.
Promoção da igualdade de gênero por meio de iniciativas comunitárias e campanhas de conscientização.
Entrevistas

Mulheres em destaque

Seção dedicada à celebração das vozes e conquistas das mulheres no setor cerâmico. Aqui, destacamos de operadoras a diretoras, engenheiras a executivas, designers a coordenadoras, essas entrevistas exploram as jornadas pessoais, insights profissionais e perspectivas visionárias das mulheres que deixam uma marca no mundo da cerâmica. Junte-se a nós enquanto exploramos as histórias de determinação, inovação e liderança que inspiram um futuro mais diverso e inclusivo para o setor cerâmico nacional.

Andreia Debiasi

Gerente de Exportação

Andreia é gaúcha, natural de Garibaldi (RS) e formada em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Iniciou a sua carreira no setor na Cerâmica De Lucca, em setembro de 1998, no departamento de exportação, como assistente para o mercado norte americano
Entrevista completa

Vera Gonçalves Pereira

Líder de produção no setor de escolha na LEF

Movida pela vontade de aprender, ela diz que “inteligente é a pessoa curiosa, o que você aprende é para sempre seu”
Entrevista completa

Angela Waterkemper

Gerente de Garantia da Qualidade na Eliane Revestimentos Cerâmicos

Sua jornada no setor começou no dia 04 de setembro de 2004 ao ingressar na Eliane Revestimentos Cerâmicos (Grupo Mohawk Brasil), como técnica no laboratório de avaliação de qualidade de produtos acabados. Agora, em 2024, comemora 20 anos na empresa, comprovando a sua competência
Entrevista completa

Thaís Carnevale

Contadora Aspacer

Dedicada e discreta, Thaís não se intimida diante de responsabilidades e encara os novos desafios como experiências positivas.
Entrevista completa

Priscila Souza

Gerente de RH na Atlas

Com 25 anos de atuação em Recursos Humanos e Gestão de Talentos, sua experiência abrange também programas de diversidade, trainees, estagiários, jovens aprendizes, pessoas com deficiências e programação de trilhas de carreiras
Entrevista completa

Tamara da Costa Lançoni

Gerente de Projetos Anfacer

Tamara é exemplo de crescimento profissional, com dedicação e foco no trabalho; uma profissional dedicada e detalhista, do início à entrega do seu trabalho.
Entrevista completa

Patrícia Uchida

Gerente técnica e de produção Incepa

Gerente técnica e de produção da fábrica 1 da INCEPA, uma paranaense de Ponta Grossa, cuja trajetória profissional é marcada por sua paixão pela engenharia de materiais e sua dedicação incansável ao trabalho.
Entrevista completa

Ana Lúcia Bastos Mota

Sócia-fundadora da Cerbras

Nesses 34 anos de história a CERBRAS cresceu e se reinventou, passou por seis expansões e hoje produz 3.300.000 m² ao mês de revestimentos cerâmicos e de porcelanato; lançou recentemente o porcelanato em grandes formatos, realizou um rebranding de sua marca, exporta para 32 países e conta com 1275 colaboradores.
Entrevista completa

Ana Paula Margarido

Superintendente CCB

Ana Paula Margarido é uma figura de destaque na indústria brasileira de cerâmica, conhecida por sua experiência, conhecimento técnico e paixão pelo trabalho; seu compromisso ímpar com excelência, a destaca como uma força motriz na análise de qualidade da indústria.
Entrevista completa
Outras fontes

Biblioteca

Relatório Mulheres no Ambiente de Trabalho da McKinsey & Company

Oferece insights sobre o estado da diversidade de gênero no mundo corporativo

Estudos do Pew Research Center sobre igualdade de gênero

Fornecem dados e análises sobre diversos aspectos da desigualdade de gênero, incluindo disparidades salariais e dinâmicas no local de trabalho

A Lacuna da Autoridade

Lacuna de autoridade é uma expressão criada pela jornalista britânica Mary Ann Sieghart para falar do fenômeno de descrédito e menosprezo das mulheres em esferas tradicionalmente como política, ciência, negócios, cultura e educação

Movimento Elas Lideram 2030

iniciativa do Pacto Global da ONU com a ambição de ter 1500 empresas comprometidas com a paridade de gênero na alta liderança até 2030

Programa Pró Equidade de Gênero e Raça - Ministério das Mulheres

O objetivo do Programa é fomentar práticas de equidade de gênero e raça na cultura organizacional de médias e grandes empresas, com foco nas áreas de gestão e recursos humanos.
As mulheres são rotineiramente subestimadas, ignoradas, interrompidas, faladas por cima ou confundidas com alguém mais júnior no local de trabalho, Mary Ann Sieghart chama isso de "lacuna de autoridade". Ela explica como podemos fechar essa lacuna perniciosa e por que todos ganham quando fazemos isso.

Aprenda a implementar um Comitê de Diversidade na sua empresa

São grupos formados por afinidades temáticas e devem ser organizados por pessoas que fazem parte de algum grupo minorizado, afim de proporcionar mais credibilidade a todo o processo.

Carta de apoio

A indústria cerâmica brasileira deu um passo significativo em direção à igualdade de gênero com o lançamento da iniciativa "Mulheres na Indústria Cerâmica". Esta ação está alinhada com o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que visa a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres.

Convidamos a sua empresa para apoiar a Iniciativa "Mulheres na Indústria Cerâmica" por meio de Carta de apoio

A carta deve ser assinada e enviada para o e-mail recepcao@anfacer.org.br

Todas as empresas aderentes terão sua logomarca publicadas nesta página.

Contamos com a sua participação para que o projeto cresça, ganhe visibilidade e traga resultados.

Faça download da carta
iPhone mockup