A qualidade das placas cerâmicas é monitorada desde 1993 por meio de rigorosos testes em laboratórios e auditorias frequentes nas fábricas e revendas de materiais de construção.
Esse compromisso setorial com a qualidade e normas vigentes, associado ao design autêntico e reconhecido mundialmente, faz da cerâmica brasileira o revestimento mais produzido e consumido no país e que está presente em mais de 110 países.
Conheça, a seguir, nossos programas:
Uma iniciativa da Anfacer com o apoio da comunidade Sou Cunheiro, reúne os perfis dos profissionais assentadores cerâmicos que participam periodicamente de treinamentos técnicos, qualificando-os a realizar o “estado da arte” nos ambientes residenciais e comerciais através da aplicação dos revestimentos e porcelanatos
ConheçaDesde 2010 a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres),com apoio técnico do Centro Cerâmico do Brasil – CCB (organismo certificador acreditado pelo Inmetro e entidade gestora técnica do PSQ junto ao PBQP-H), foram encarregados pelo Ministério das Cidades, atualmente Ministério do Desenvolvimento Regional, pela implementação e manutenção do Programa Setorial da Qualidade de Placa Cerâmica e Porcelanato–PSQ.
Atualmente o setor cerâmico conta com indicador médio superior a 98%. São 52 empresas participantes que correspondem a cerca de 90% da produção nacional, mas o objetivo é que todas as empresas do setor, além de lojistas ou importadores, se organizem dentro de um modelo único e em linha com o padrão das boas práticas mundiais, permitindo que o consumidor tenha acesso à produtos de qualidade certificados/qualificados.
Monitorar a qualidade da fabricação de placas cerâmicas;
Incentivar a conformidade do produto com as normas técnicas brasileiras;
Estabelecer uma sistemática para a redução das possibilidades de oferta irregular ao consumidor final, em especial aquelas caracterizadas como não conformidade intencional e que venham a infringir o Código de Defesa do Consumidor, bem como ressaltar, realçar e divulgar as empresas que estão produzindo em conformidade com a norma vigente;
Estabelecer sempre que necessário, uma revisão no PSQ atual, de modo a proporcionar mecanismos específicos que garantam que os produtos comercializados apresentem desempenho que atenda as necessidades dos usuários e não prejudique a isonomia competitiva entre os fabricantes.
Incentivar a evolução tecnológica industrial e de mercado visando um aumento da demanda específica pela qualidade e conformidade com as Normas Brasileiras (NBR 13818 e 15463);
Fornecer informações que permitam o combate a não conformidade sistemática;
Para maiores informações quanto ao Processo de Certificação e Qualificação das empresas, acesse o site do CCB, Entidade Gestora Técnica do Programa Setorial de Qualidade
A Anfacer, com o objetivo de orientar clientes e consumidores sobre as características do porcelanato e diferenciar os produtos que atendam aos requisitos da norma NBR ISO 13006, criou o Selo da Qualidade para Porcelanato.
O selo é baseado na certificação/qualificação de produto do Programa Setorial da Qualidade de Placa Cerâmica e Porcelanato–PSQ.
Neste canal, o Consumidor, Revenda, Fabricante, Importador, poderão enviar sua reclamação ou denúncia de revestimentos cerâmicos que no entender não estão de acordo com seus requisitos técnicos.
A Anfacer garante que as informações prestadas e sua identidade serão mantidos em sigilo.
A ANFACER, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do setor cerâmico, lança o PQ CERÂMICA. Projeto que tem a ideia de apresentar todas as vantagens desse revestimento tradicional no Brasil e que, há anos, é uma paixão nacional.
A finalidade é estreitar a conexão com o consumidor final, mostrando todas as possibilidades de uso, além das qualidades que só o revestimento cerâmico é capaz de trazer para a sua casa quando o assunto é qualidade de vida.
A ANFACER, com o apoio técnico do Centro Cerâmico do Brasil, desenvolveu o Manual Setorial de Desempenho para auxiliar a cadeia produtiva do setor da construção civil, bem como arquitetos, engenheiros e consumidor final a esclarecer as interferências do componente placa cerâmica no atendimento aos requisitos da Norma de Desempenho.
A Norma de Desempenho ABNT NBR 15575 : 2013 e o desafio na utilização desta abordagem na construção civil trouxeram a necessidade da caracterização dos componentes e sistemas com relação aos requisitos de desempenho e não mais somente aos requisitos prescritivos do produto. O atendimento a essas exigências é condição básica e essencial ao cumprimento dos requisitos da norma.
A partir desta nova concepção com foco no desempenho, os projetos e a especificação de materiais em edificações passam a ter uma enorme importância na definição da vida útil dos sistemas e componentes na edificação.