ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres
Seja um associado

Ana Lúcia Bastos Mota

Mulheres na Indústria Cerâmica

Nesses 34 anos de história a CERBRAS cresceu e se reinventou, passou por seis expansões e hoje produz 3.300.000 m² ao mês de revestimentos cerâmicos e de porcelanato; lançou recentemente o porcelanato em grandes formatos, realizou um rebranding de sua marca, exporta para 32 países e conta com 1275 colaboradores.
Saiba mais sobre o projeto

Ana Lúcia Bastos Mota

Sócia-fundadora da Cerbras

Encontrar material para escrever sobre a vida da cearense Ana Lúcia foi fácil e prazeroso, ela é eloquente e suas entrevistas muito animadas.

Formada em Geografia, com experiências profissionais de secretária no DAE e vendedora na TeleCeará, o acaso do destino alterou o rumo da vida pessoal e profissional de Ana Lúcia e seus três filhos – Ticiana, Felipe e Mariana.

Seu marido – José Tarcísio Mota de Sá – fundou a CERBRAS em 1990 e em 1994 faleceu de um ataque cardíaco fulminante. À época, a fábrica mantinha 80 colaboradores. Sem experiência prévia, Ana Lúcia se viu entre desistir da fábrica iniciada pelo marido ou assumir o negócio.

Segundo ela, o compromisso com as 80 famílias que dependiam da fábrica para seu sustento a fez aceitar o desafio de aprender sobre o negócio que até então conhecia superficialmente.

A história de desafios, crescimento, aprendizado e superação impressiona e incita profunda admiração, pois a CERBRAS não somente sobreviveu, como prosperou sob sua liderança.

Com muito carisma e estilo pessoal humilde, a atenção para com todos os colaboradores da fábrica é marca registrada da empresária que, aos 78 anos, de idade ainda exerce a presidência da empresa com muita energia.

Nesses 34 anos de história, a CERBRAS cresceu e se reinventou, passou por seis expansões e hoje produz 3.300.000 m² ao mês de revestimentos cerâmicos e de porcelanato; lançou recentemente o porcelanato em grandes formatos,  realizou um rebranding de sua marca, exporta para 32 países e conta com 1275 colaboradores.

Em reconhecimento à sua trajetória, Ana Lúcia recebeu homenagem da Casa Cor 2022 por sua contribuição à indústria e economia do Ceará; recebeu a medalha Ivens Dias Branco, honraria entregue pela Câmara Municipal de Maracanaú a empresários locais em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade; recebeu o Prêmio RioMar Mulher 2019 na categoria Economia e Negócios; foi homenageada no II Fórum Estadual de Mulheres da Administração (II Fema) e da Associação Empresarial de Indústrias na comemoração de 40 anos da entidade e  recebeu a Medalha da Abolição 2024, honraria prestada pelo governador do estado do Ceará por sua contribuição para o desenvolvimento e enriquecimento do Estado.

As conquistas da empresa são compartilhadas em família, Ana Lúcia administra a CERBRAS junto a seus três filhos - Felipe, Ticiana e Mariana. Felipe já trabalhava na empresa quando seu pai faleceu, Ticiana e Mariana (ambas arquitetas) somaram-se à equipe poucos anos depois.

Felipe é responsável pela vice-presidência financeira, Ticiana pela vice-presidência administrativa e ambiental e Mariana pela vice-presidência comercial e industrial. O triunvirato tem se mostrado muito positivo para a empresa com a soma de competências dos herdeiros que demonstram muita coesão e harmonia.

Ana Lúcia Bastos Mota soube superar as adversidades que o destino lhe entregou, mantém bom humor invejável, alegria contagiante, deferência carinhosa às pessoas que colaboram na sua empresa, atenção aos detalhes que fazem sua empresa se destacar e confiança nos seus filhos e sucessores. Além disso, poucas empresas da indústria cerâmica têm a alta gestão majoritariamente feminina, como o faz a Cerbras, tornando-a destaque para a pauta de presença das mulheres na indústria cerâmica.

Por último, as iniciativas para avanço da agenda ESG são também destaques de atuação da Cerbras:

- Recuperação das jazidas de argila utilizadas pela empresa;

- Tratamento de efluentes;

- Reaproveitamento do calor do forno;

- Incorporação de resíduos da indústria de granito;

- Utilização de biogás no processo de fabricação;

- Coleta seletiva, reciclagem dos resíduos de fabricação (cacos cerâmicos e pós de argila);

- Pallets fabricados na própria empresa, com madeira reflorestada;

- Logística reversa das embalagens de insumos e pneus das empilhadeiras;

-  Há 12 anos consecutivos a lista das Melhores Empresas para se Trabalhar (GPTW – Great Place to Work) no Ceará, de 2012 a 2023, e há 4 anos consecutivos entre as Melhores Indústrias para se Trabalhar do Brasil;

- 30 mil m² de fazenda de energia solar instaladas no teto dos galpões da fábrica;

- Apoio constante a arte local.

Fontes:
Entrevista para Lázzaro Menasce: https://www.youtube.com/watch?v=N08hTX0hdE8
Cronologia da fábrica: https://mais.opovo.com.br/reportagens-especiais/projeto-legados/2022/11/28/cerbras-lideranca-feminina-no-gerenciamento-de-crises.html
https://ootimista.com.br/economia/um-imperio-comandado-com-os-pes-no-chao/
Site Cerbras www.cerbras.com
Outras entrevistas

Mulheres em destaque

Andreia Debiasi

Gerente de Exportação

Andreia é gaúcha, natural de Garibaldi (RS) e formada em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Iniciou a sua carreira no setor na Cerâmica De Lucca, em setembro de 1998, no departamento de exportação, como assistente para o mercado norte americano
Leia mais

Vera Gonçalves Pereira

Líder de produção no setor de escolha na LEF

Movida pela vontade de aprender, ela diz que “inteligente é a pessoa curiosa, o que você aprende é para sempre seu”
Leia mais

Angela Waterkemper

Gerente de Garantia da Qualidade na Eliane Revestimentos Cerâmicos

Sua jornada no setor começou no dia 04 de setembro de 2004 ao ingressar na Eliane Revestimentos Cerâmicos (Grupo Mohawk Brasil), como técnica no laboratório de avaliação de qualidade de produtos acabados. Agora, em 2024, comemora 20 anos na empresa, comprovando a sua competência
Leia mais

Thaís Carnevale

Contadora Aspacer

Dedicada e discreta, Thaís não se intimida diante de responsabilidades e encara os novos desafios como experiências positivas.
Leia mais

Priscila Souza

Gerente de RH na Atlas

Com 25 anos de atuação em Recursos Humanos e Gestão de Talentos, sua experiência abrange também programas de diversidade, trainees, estagiários, jovens aprendizes, pessoas com deficiências e programação de trilhas de carreiras
Leia mais

Tamara da Costa Lançoni

Gerente de Projetos Anfacer

Tamara é exemplo de crescimento profissional, com dedicação e foco no trabalho; uma profissional dedicada e detalhista, do início à entrega do seu trabalho.
Leia mais

Ana Paula Margarido

Superintendente CCB

Ana Paula Margarido é uma figura de destaque na indústria brasileira de cerâmica, conhecida por sua experiência, conhecimento técnico e paixão pelo trabalho; seu compromisso ímpar com excelência, a destaca como uma força motriz na análise de qualidade da indústria.
Leia mais

Patrícia Uchida

Gerente técnica e de produção Incepa

Gerente técnica e de produção da fábrica 1 da INCEPA, uma paranaense de Ponta Grossa, cuja trajetória profissional é marcada por sua paixão pela engenharia de materiais e sua dedicação incansável ao trabalho.
Leia mais