No ano passado, Samira completou 25 anos de atuação na indústria cerâmica. Nascida em Urussanga, em Santa Catarina, ela cresceu cercada pelo universo dessa indústria. Seu pai e tios trabalhavam na CEUSA (Cerâmica Urussanga) e sua infância foi contextualizada pela proximidade com a fábrica. Foi essa conexão familiar que despertou um interesse precoce pelo setor. Durante o ensino médio e técnico, no Colégio Maximiliano Gaidzinsk, Samira fez estágio na própria CEUSA, iniciando, assim, a sua relação profissional com a empresa em 1999.
Ao finalizar o ensino técnico, Samira ingressou na Graduação em Tecnologia em Cerâmica e começou a trabalhar no laboratório de peças especiais também na CEUSA. Durante cinco anos, foi responsável pela preparação de tintas e realização de provas de cor, aprendendo na prática a complexidade e os detalhes que garantem a qualidade dos revestimentos cerâmicos.
Em pouco tempo, Samira assumiu a supervisão do Controle de Qualidade e do Serviço de Atendimento ao Consumidor e quando a CEUSA foi adquirida pela Duratex, coube a ela liderar a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade estruturado, garantindo certificações de produtos e preparando a empresa para um novo nível de excelência.
Com as novas mudanças administrativas que culminaram na aquisição da Portinari/Cecrisa criação do Grupo DEXCO, na época Duratex, Samira passou a coordenar a gestão de qualidade de todas as marcas de Revestimentos Cerâmicos do grupo, que incluíam quatro fábricas. Suas responsabilidades englobavam certificações de produtos, auditorias de qualidade e inspeções no produto acabado.
Hoje, Samira é Coordenadora de Gestão da Qualidade de Revestimentos Cerâmicos no grupo DEXCO e lidera uma equipe direta de quatro pessoas e outras 31 de forma indireta.
Samira comenta que um dos seus maiores desafios foi conquistar reconhecimento em um ambiente predominantemente masculino: “Eu me sentia desafiada a provar minha competência diariamente, mas isso só me motivou a buscar mais conhecimento e a me destacar pelo meu trabalho”, relembra.
Para Samira, a indústria cerâmica é fascinante por sua dinâmica. “Não há monotonia. Um trabalho bem-feito em cada etapa do processo interfere diretamente no resultado final, e as correções podem ser rápidas. Às vezes, em menos de uma hora já conseguimos ver os efeitos das mudanças implementadas”, explica.
Ela também destaca a importância da conexão entre o que a área comercial promete e o que a produção entrega. Atuar no controle de qualidade do produto acabado e no atendimento às reclamações de clientes a ajudaram no desenvolvimento de uma visão abrangente dos processos produtivos e das expectativas dos consumidores. Essa visão integrada foi fortalecida por sua experiência em treinamentos para assentadores e equipes de vendas, período em que viajou por diversas regiões do Brasil, conhecendo de perto o varejo e as expectativas do consumidor final.
Com uma visão clara de que a indústria cerâmica precisa oferecer não apenas produtos, mas soluções completas, Samira tem se dedicado a aprimorar os serviços e a difundir informações precisas ao consumidor. Para ela, esse é um diferencial essencial, especialmente diante da evolução dos produtos de grandes formatos e da aplicação em móveis.
Samira é uma profissional exigente, que valoriza equipes comprometidas em entregar o melhor resultado possível. Mesmo com uma carreira consolidada, continua sua busca por crescimento, almejando alcançar a posição de gerência, especialmente nas áreas de controle de qualidade de produto e atendimento ao consumidor.
“Tenho sorte de sempre trabalhar com profissionais excelentes, pessoas que compartilham o objetivo de alcançar os melhores resultados para a empresa. Isso me motiva a continuar crescendo e aprendendo”, finaliza.