ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres
Seja um associado

Priscila Souza

Mulheres na Indústria Cerâmica

Com 25 anos de atuação em Recursos Humanos e Gestão de Talentos, sua experiência abrange também programas de diversidade, trainees, estagiários, jovens aprendizes, pessoas com deficiências e programação de trilhas de carreiras
Saiba mais sobre o projeto

Priscila Souza

Gerente de RH na Atlas

Priscila Souza: Gestão de Talentos e Diversidade na Indústria Cerâmica

A multiplicidade de cursos sobre análise do comportamento humano, programação neurolinguística e diversidade nas organizações são atributos que se destacam na trajetória profissional da Priscila. Com 25 anos de atuação em Recursos Humanos e Gestão de Talentos, sua experiência abrange também programas de diversidade, trainees, estagiários, jovens aprendizes, pessoas com deficiências e programação de trilhas de carreiras.

Formada em Gestão de Recursos Humanos, com graduação e extensão na mesma área, atualmente cursa Psicologia.

“Na área de Recursos Humanos existe muito espaço para aplicar minha nova formação em psicologia.”

Porém, a escolha não foi tão óbvia assim desde o início. A princípio, Priscila pensou que gostava da área jurídica do Departamento Pessoal, no entanto, após quatro anos cursando a faculdade de Direito, percebeu que estava no caminho errado. Foi então que a profissional migrou para o curso de Administração com ênfase em Recursos Humanos - área na qual se encontrou profissionalmente e nunca mais deixou.

Natural de Campinas, Priscila nasceu e cresceu em família de industriais, seu pai era metalúrgico e sua conexão com a indústria aconteceu desde muito cedo. Começou a trabalhar com 14 anos, unindo suas duas paixões: a indústria e o funcionamento da mente e das emoções humanas.

Desenvolveu sua carreira em grandes empresas industriais, de diferentes setores, trabalhando com produtos variados, desde detergentes à aviação. Em junho de 2023, entrou para o setor cerâmico como a Gerente de RH, tornando-se a primeira gerente mulher em uma das indústrias mais tradicionais do setor, a Atlas. Em conjunto com os demais executivos e executivas, faz parte do time que conduz a transição do modelo de administração familiar para administração profissional da empresa.

“O que me cativou foi conhecer a história da Atlas, o quão visionário o senhor Geraldo é. Ele está o tempo inteiro pensando em novos produtos. E a paixão deles (família) pela empresa e pelas pessoas daqui. Além disso, Tambaú é uma cidade de gente muito acolhedora.”

Priscila é eloquente, uma fonte de ideias e empolgação com o trabalho. Ela acredita que pode ser papel do RH despertar o valor das pessoas nelas mesmas, principalmente, e também para com a empresa.

Quando questionada sobre questões de gênero no ambiente de trabalho, ela respondeu que o ônus sobre a mulher que gerencia ou se encarrega de cuidados com a casa, filhos, alimentação da família e ainda trabalha fora é enorme e, muitas vezes, esgota suas forças de ambição. Segundo ela, embora não seja tarefa simples, é necessário despertar nas mulheres a ambição e a visão de onde podem chegar e o quanto podem crescer.

Priscila observa uma mudança de mentalidade no mercado em direção à inclusão e equidade de gênero, e acredita que essa mudança pode ser acelerada se as próprias mulheres se permitirem ser mais ambiciosas com suas carreiras.

“As mulheres precisam ousar, trazer suas opiniões, mostrar suas forças e contribuir para o negócio em ‘pé de igualdade’, entendendo que trazer sua opinião em prol do negócio não é falta de respeito.”

Ela adiciona que neste ponto, de empoderamento, nem sempre será possível influenciar o coletivo, mas que ações de despertar pessoal individual – como chamou – também são possíveis e muito benéficas.

Outras entrevistas

Mulheres em destaque

Vera Gonçalves Pereira

Líder de produção no setor de escolha na LEF

Movida pela vontade de aprender, ela diz que “inteligente é a pessoa curiosa, o que você aprende é para sempre seu”
Leia mais

Angela Waterkemper

Gerente de Garantia da Qualidade na Eliane Revestimentos Cerâmicos

Sua jornada no setor começou no dia 04 de setembro de 2004 ao ingressar na Eliane Revestimentos Cerâmicos (Grupo Mohawk Brasil), como técnica no laboratório de avaliação de qualidade de produtos acabados. Agora, em 2024, comemora 20 anos na empresa, comprovando a sua competência
Leia mais

Thaís Carnevale

Contadora Aspacer

Dedicada e discreta, Thaís não se intimida diante de responsabilidades e encara os novos desafios como experiências positivas.
Leia mais

Tamara da Costa Lançoni

Gerente de Projetos Anfacer

Tamara é exemplo de crescimento profissional, com dedicação e foco no trabalho; uma profissional dedicada e detalhista, do início à entrega do seu trabalho.
Leia mais

Ana Lúcia Bastos Mota

Sócia-fundadora da Cerbras

Nesses 34 anos de história a CERBRAS cresceu e se reinventou, passou por seis expansões e hoje produz 3.300.000 m² ao mês de revestimentos cerâmicos e de porcelanato; lançou recentemente o porcelanato em grandes formatos, realizou um rebranding de sua marca, exporta para 32 países e conta com 1275 colaboradores.
Leia mais

Ana Paula Margarido

Superintendente CCB

Ana Paula Margarido é uma figura de destaque na indústria brasileira de cerâmica, conhecida por sua experiência, conhecimento técnico e paixão pelo trabalho; seu compromisso ímpar com excelência, a destaca como uma força motriz na análise de qualidade da indústria.
Leia mais

Patrícia Uchida

Gerente técnica e de produção Incepa

Gerente técnica e de produção da fábrica 1 da INCEPA, uma paranaense de Ponta Grossa, cuja trajetória profissional é marcada por sua paixão pela engenharia de materiais e sua dedicação incansável ao trabalho.
Leia mais