Patrícia Uchida, gerente de produção da fábrica 1 da INCEPA, uma paranaense de Ponta Grossa, cuja trajetória profissional é marcada por sua paixão pela engenharia de materiais e sua dedicação incansável ao trabalho. Graduada em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Patrícia encontrou sua vocação na área cerâmica durante sua iniciação científica e desde então tem trilhado um caminho de sucesso na empresa INCEPA.
Sua jornada na INCEPA começou como estagiária, ao longo dos 26 anos na empresa, ela ascendeu por diversas posições, desde líder de produção, líder das preparações, migrou para o laboratório de garantia da qualidade, onde ajudou a implantar o laboratório de controle de qualidade na planta de São Mateus. Posteriormente assumiu a gerência técnica das três fábricas do grupo.
Durante sua gestão como gerente de área técnica, Patrícia foi fundamental na implementação de importantes avanços tecnológicos. Em 2018, ela foi convidada para gerenciar a produção da fábrica 1 fábrica esta que tem a Supercompactadora Contínua+, tornando a INCEPA a primeira fábrica nas Américas a utilizar esse equipamento inovador. Esse desafio representou um marco significativo em sua carreira, exigindo dela coragem, habilidade e liderança para conduzir a equipe em direção ao sucesso.
“Esse momento foi um marco da minha carreira, o desafio de ajudar a desenvolver o processo produtivo num equipamento relativamente novo, de conduzir a produção que tem um ritmo incessante e gerenciar 170 pessoas é grandioso, me questionei se eu seria capaz, senti receio, mas aceitei o desafio.”
Em entrevista para a Webisérie de aniversário da INCEPA, Patrícia compartilhou que se emocionou, junto com a equipe da fábrica, quando a primeira lastra saiu perfeita da Compactadora, foi um momento marcante de sua trajetória profissional.
Mais recentemente Patrícia participou da incorporação da tecnologia Mineral Lab, que possibilitou o desenvolvimento de novas texturas e estampas nas placas cerâmicas. Sua experiência e visão foram essenciais para orientar a empresa em direção à inovação e à excelência em seus produtos.
Patrícia parece gostar do dinamismo que a área da produção proporciona, afinal não há monotonia em conduzir uma equipe de 170 pessoas, numa fábrica que opera 24 horas por dia, sete dias por semana. Seu estilo de liderança é caracterizado por sua energia, foco em resultados e determinação em alcançar os objetivos da fábrica.
“Meu estilo de liderança é mais enérgico, com foco em resultado, e permanente movimento em busca dos objetivos da fábrica.”
Ao longo de sua carreira Patrícia destaca figuras como Roberto Teixeira e Celso Cavalli como mentores importantes que acreditaram em seu potencial e a influenciaram significativamente.
“Roberto Teixeira acreditou muito no meu trabalho e no meu potencial, inclusive para assumir a gerência de produção; e Celso Cavalli foi e ainda é um mentor importante para mim e que exerce uma influência até hoje na minha carreira e no meu processo de aprendizagem, ele é muito inclusivo, acessível e muito calmo; eu não tenho a mesma calma dele, mas ele me inspira até hoje.”
Quando perguntada que conselho ela pode oferecer para as próximas gerações na indústria ela sugere que aprendam a lapidar resiliência, capacidade de superar desafios é um dos elementos essenciais para o sucesso profissional, especialmente em um ambiente de trabalho dinâmico e desafiador como o da indústria cerâmica e essa é uma habilidade que pode ser aprendida, treinada.
Ao refletir sobre o futuro da indústria cerâmica, Patrícia enfatiza a importância da inovação. Ela acredita que as placas cerâmicas devem continuar a evoluir e se reinventar para atender às demandas do mercado e às expectativas dos consumidores.
Em um setor predominantemente masculino, Patrícia é um exemplo inspirador de determinação, habilidade e liderança feminina. Sua jornada na indústria cerâmica é um testemunho do poder da determinação, do trabalho árduo e da resiliência em alcançar o sucesso.
Como uma líder resiliente e inovadora, Patrícia Uchida continua a deixar sua marca na indústria cerâmica, moldando o futuro do setor e inspirando aqueles ao seu redor a alcançar seu pleno potencial.