O PRODUTO
A sustentabilidade é a capacidade de prosperar e se perpetuar no tempo.
Essa definição também pode ser usada para caracterizar a cerâmica. Afinal, a sua fabricação é a mais antiga das indústrias, tendo se iniciado de 10 a 15 mil anos atrás. Nossos antepassados usavam a cerâmica para armazenar água, alimentos e sementes, recursos essenciais para a sobrevivência do homem.
E, hoje, no momento em que o desenvolvimento sustentável ganha cada vez mais importância na agenda das pessoas, dos negócios e da sociedade, a cerâmica brasileira se destaca por seus atributos de sustentabilidade.
Atributos de sustentabilidade da cerâmica
A cerâmica brasileira apresenta qualidades que estão em conexão direta com a sustentabilidade.
A cerâmica tem uma vida útil de 50 anos, contra:
6 anos do carpete,
10 anos do piso vinílico e
15 anos do piso de madeira.
Fonte: University of Modena and Reggio Emilia, Comparative life cycle analysis (LCA) between different types of floor covering, 2012, citado por Cofindustria Ceramica
O Selo da Qualidade para Porcelanato está em total sintonia com a Iniciativa Anfacer + Sustentável.
Foi criado pela ANFACER com o objetivo de orientar clientes e consumidores sobre as características do porcelanato e diferenciar os produtos que atendam aos requisitos da norma ABNT NBR 15463. Trata-se de um compromisso da ANFACER com a melhoria crescente da qualidade dos produtos cerâmicos oferecidos ao mercado nacional e internacional.
Conformidade setorial
Cerca de 90% da produção nacional de revestimento cerâmico é certificada no Sistema Nacional de Conformidade do Inmetro.
Trata-se de movimento apoiado pela ANFACER para alavancar a qualidade setorial e que se tornou um case em vista de ser um sistema de conformidade voluntário. Para impulsionar a busca pela conformidade, o Centro Cerâmico do Brasil desempenha um papel estratégico. O CCB foi criado para desenvolver e implantar normas técnicas e certificar a qualidade dos produtos cerâmicos e dos sistemas de gestão. Além disso, o CCB atua como um centro tecnológico do setor de construção civil, contando com o LabCCB, laboratório que reúne equipe altamente qualificada, e o Núcleo de Inovação em Produtos e Design. Hoje, o CCB é uma referência mundial de controle, conformidade e ensaios laboratoriais, representando o Brasil na delegação da ISO TC 189.
Manual de desempenho
A norma ABNT NBR 15575:2013 representa um marco para a construção civil brasileira na direção da conformidade técnica dos materiais, da qualidade das edificações e do respeito ao consumidor.
Tendo como pilares a segurança, a sustentabilidade e a habitabilidade, a norma engloba conceitos como vida útil, garantia legal, garantia certificada e prazos de garantia, bem como definiu as responsabilidades dos projetistas, dos construtores, dos incorporadores, dos fornecedores de produtos, contribuindo para a orientação dos consumidores e dos fornecedores, o embasamento de laudos técnicos e a fundamentação de decisões judiciais. Para apoiar os seus associados no entendimento e no atendimento da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, a ANFACER criou o Manual Setorial de Desempenho, com o apoio do Centro Cerâmico do Brasil (CCB). O Manual oferece um conjunto de dados, comprovações técnicas e ensaios laboratoriais alinhados com as exigências da norma na aplicação e no uso de pisos e vedações verticais nos sistemas construtivos, uma vez que o desempenho, os projetos e a especificação de materiais em edificações passam a ter uma enorme importância na definição da vida útil dos sistemas e componentes na edificação, impactando toda a cadeia de valor do setor de construção, os arquitetos, os engenheiros e os consumidores.