ENGAJAMENTO SETORIAL
A indústria brasileira de cerâmica desempenha um papel importante no enfrentamento dos desafios de sustentabilidade no segmento da construção.
Daí a relevância do engajamento setorial na Iniciativa Anfacer + Sustentável.
Assim, as empresas potencializam as suas contribuições para o desenvolvimento do País, criam valor para a sociedade e se destacam no mercado internacional.
A Iniciativa Anfacer + Sustentável também gera valor para outros stakeholders. Ela é uma plataforma de diálogo e celebração de parcerias com arquitetos e designers de interiores, engenheiros e construtores, revendedores e público consumidor em geral.
Trabalho Colaborativo
Para promover o desenvolvimento sustentável do setor, as empresas que aderirem à Iniciativa criarão, de maneira colaborativa, a estrutura, as políticas e os indicadores para a cerâmica brasileira.
Benefícios
A adesão à Iniciativa Anfacer + Sustentável contribui para a melhoria da gestão e a estratégia do negócio. Além disso, oferece uma série de outros benefícios, como aumento da eficiência e da competitividade e acesso a linhas de financiamento.
Empresas
A empresa produz pisos e revestimentos cerâmicos com alta qualidade e tecnologia. São realizados diariamente testes internos e externos (CCB – Centro Cerâmico do Brasil) para garantir a qualidade das peças cerâmicas conforme a norma NBR 13818, visando assim atender as expectativas dos clientes proporcionando sua satisfação.
A empresa está em constante processo de inovação. Por isso, não para de investir no desenvolvimento de novos produtos e processos, sempre acompanhando as últimas tendências do mercado.
A Carmelo Fior, empresa produtora de pisos e revestimentos cerâmicos, com mais de 30 anos de atividades, hoje presente nos principais polos cerâmicos do Sudeste (Cerâmica Carmelo Fior), Sul (Pisoforte Revestimentos Cerâmicos) e Nordeste (Cerâmica Serra Azul), adota práticas sustentáveis para minimizar o impacto ambiental de suas atividades. O Seu sistema de gestão ambiental é uma ferramenta importante que ajuda a garantir que as melhores práticas sejam seguidas em todas suas fábricas. Além disso, a disseminação dessas ações, vêm através de treinamentos para funcionários e prestadores de serviço, mostrando um comprometimento real com a sustentabilidade, que vai muito além dos portões da empresa.
A busca pela redução do desperdício de matérias primas e insumos, bem como a minimização da emissão de poluentes atmosféricos, consumo de água, energia elétrica e a geração de resíduos são práticas diárias.
Dessa forma a Cerâmica Carmelo Fior, ciente das suas responsabilidades econômica, social e ambiental assume o compromisso com a sustentabilidade, adotando práticas que promovam um futuro mais equilibrado e saudável para o planeta e para as próximas gerações.
A CERBRAS é uma empresa com 32 anos de história de excelência e tradição, tendo em sua estratégia ações sustentáveis nos aspectos econômico, social e ambiental, correspondentes ao Environmental, Social and Governance (ESG). Tendo em vista que este conceito tem sido amplamente divulgado e está cada vez mais presente no mundo dos negócios, a CERBRAS possui várias práticas de sustentabilidade que estão integradas às operações e incorporadas à sua cultura organizacional. Convém ressaltar que as partes interessadas do negócio, como colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade, entre outras, também são beneficiadas por elas. Saiba mais: cerbras.com/sustentabilidade
A Ceusa está alinhada às estratégias de sustentabilidade do Grupo Duratex, definindo diversas ações nas áreas de pessoas, processos, produtos e serviços. O plano estratégico Duratex 2025 considera o tema uma das quatro frentes indispensáveis para direcionar a forma como o grupo está posicionado no mercado. O empenho em ser cada vez mais eficiente nas questões ambientais inclui a procura por maneiras de reduzir cada vez mais o consumo de recursos naturais, da produção ao consumo de serviços e produtos, preservando a qualidade, o design e a inovação.
A empresa tem como missão desenvolver, produzir e comercializar produtos cerâmicos com tecnologia avançada, qualidade e beleza; garantindo a satisfação dos clientes e de todo o público envolvido, respeitando os princípios da ética, transparência e disciplina.
No grupo LEF os investimentos produtivos são pensados em conjunto com a práticas de sustentabilidade. Os processos seguem rígidos controles para otimizar resultados e neutralizar os impactos ao meio ambiente como: captação de água da chuva, água de reciclo, emissões atmosféricas, eficiência energética, reflorestamento, resíduos sólidos.
A Pointer mostra que é possível fazer mais com menos. Que dá para preservar árvores, reduzir o consumo de água, utilizar matérias-primas renováveis e, ainda assim, produzir mais de 20 milhões de metros quadrados de cerâmica por ano.
Ambientes melhores são construídos por atitudes coletivas. Justamente por isso, a Pointer é resultado do trabalho de uma equipe inspirada pelo desafio de inovar, com a participação de grandes fornecedores, colaboradores e parceiros.
A sustentabilidade também envolve o social. Trabalhamos para crescer junto à comunidade, promover a educação ambiental, difundindo a consciência da preservação da natureza e, também, para realizar ações que proporcionem o bem-estar das pessoas.
Conheça mais sobre nós no site: pointer.com.br
A Portinari é a única empresa brasileira do setor que pratica sustentabilidade com certificação LEED Compliance, concedida pelo Scientific Certification Systems – SCS. São conquistas como essas que nos inspiram a fazer o nosso melhor, desenvolvendo produtos com base em pesquisas de tendências globais e altos investimentos em tecnologia, sempre comprometidos com o design e a autenticidade.
O que também não para de crescer é o nosso cuidado, em cada detalhe, para oferecer não somente os melhores produtos, mas os melhores serviços. Afinal, esse é um fator essencial para a satisfação de nossos clientes e parceiros.
"O ambiente em que vivemos é a essência do nosso negócio"
Num mundo onde a globalização é uma realidade de impacto universal, apresentar- se conectada às tendências atuais, mas ao mesmo tempo refletir o contexto local, é um dos objetivos da Portobello. Soluções pensadas para atender o público através da junção dos pilares Social, Ambiental e Econômico, que compõem a Política de Sustentabilidade da Portobello e estão ligados diretamente ao desenvolvimento sustentável e ao crescimento equilibrado nestas três esferas.
Respeitar o meio ambiente e preocupar-se com a sociedade onde está inserida fazem parte destes processos. A partir da abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a marca Portobello, atua com envolvimento de seus colaboradores, parceiros, fornecedores e a comunidade, em temas como padrões de produção e consumo sustentáveis, saúde e bem-estar e promoção de oportunidades de aprendizagem. A empresa é signatária Movimento ODSSC, cujo objetivo é facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na prática de pessoas e organizações catarinenses.
Conheça a Sustentabilidade Portobello através do site portobello.com.br/sustentabilidade
Em 2008, a empresa inaugurou no país a sua primeira fábrica Zero Waste, modelo de sustentabilidade replicado em todas as unidades do Grupo no mundo. Neste mesmo ano, foi reconhecida pela qualidade de gestão e de produtos. Recebeu o prêmio Design Management Europe Award, pela excelência em gestão de projetos e foi selecionada fornecedora oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim.
A Villagres, marca inovadora e consolidada, conta com produtos que atendem todas as exigências do mercado nacional e internacional com requinte e sofisticação.E como base de sua estratégia de negócio, tem como compromisso as práticas ambientais sustentáveis, atendendo aos requisitos legais, estabelecendo objetivos e metas para a utilização consciente de recursos naturais. Buscando também, contribuir com a comunidade em seu desenvolvimento social, cultural e econômico.