Setor cerâmico apresenta boas práticas no setor de mineração
Com o objetivo de promover e incentivar o surgimento de novas ações de mineração sustentável e estimular o reconhecimento dessas iniciativas pela sociedade brasileira, o Ministério de Minas e Energia(MME), por meio da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral(SGM), promove, no dia 26 de maio, das 8h30 às 13h, o Seminário “Mapeando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Mineração Brasileira2022”.
No seminário serão apresentadas ações voltadas para os ODS de empresas que atuam com as melhores práticas do setor de mineração para o desenvolvimento sustentável.
Participam do evento duas empresas do setor cerâmico nacional, Crebras e Portobello, que vão dividir as suas experiências bem sucedidas na mineração.
O evento pode ser acompanhado através do link: https://www.youtube.com/watch?v=I5BzlZOCm-E
Conheça os cases do setor cerâmico
Cerbras
Desde que foi criada, há pouco mais de três décadas, a Cerbras tem atentado para a importância da interação com o ambiente. Com extrações nas regiões de Frecheirinha- Ce, Santa Quitéria – Ce e Jaicós, a empresa busca minimizar os impactos através do:
· Reflorestamento das áreas inativadas, deixando açudes para as comunidades (água é escassa na região do sertão), beneficiando 650 famílias por comunidade;
· Utilização de resíduos de outras mineradoras na formulação da massa(prolongar a vida útil das jazidas e contribuir com a redução dos impactos ambientais utilizando resíduos de outras mineradoras). Meta: utilizar na formulação da massa 38% de resíduos próprios e de outras mineradoras (34% são rejeitos de outras mineradoras).
Resultados alcançados
· Reflorestamento – Até o momento foram reflorestados 6hectares, sendo 16% em relação a área de exploração (obs: a maior parte dos 84%ainda está em operação);
· Economia circular – Uso de resíduos de mineração. Até o momento foram utilizadas 91.959 toneladas de resíduos.
As ações da Cerbras priorizam o cuidado com a comunidade e é um dos valores da empresa. Gerar oportunidades para a região onde sua fábrica e jazidas estão inseridas é prioridade impedindo que a população da região deixe o local em busca de uma vaga de trabalho em outras cidades.
Nesse projeto a comunidade é beneficiada com a geração de empregos diretos, com a distribuição de cestas básicas para as famílias próximas as jazidas, com a recuperação das áreas degradadas incentivando o plantio, o açude que fica por solicitação da própria comunidade para uso da água (estimulamos a criação de peixes na região).
A Cerbras investe na inovação e atuação sustentável para reduzir o impacto das suas operações, desde a extração da matéria-prima até a utilização dos resíduos gerados e de outras fontes de rejeitos de empresas de mineração. Com isso, gera um ciclo positivo deixando de extrair minério da natureza e dando destinação correta na produção da cerâmica. Além disso, há o Plano de Recuperação das áreas degradadas. As extrações para a produção cerâmica não são contaminadas por substâncias perigosas e não mantêm barragens de rejeitos como ocorre em outras minerações. Após exploração das jazidas, as áreas são recuperadas servindo para agricultura e pecuária da comunidade.
Portobello
A atividade extrativista é de grande relevância para a cadeia de inúmeros produtos, porém tem um impacto relevante. Atuar deforma mais sustentável é estudar os impactos e minimizar os mesmos. A Mineração Portobello atua em dois objetivos principais:
· Escolha de áreas já antropizadas para extrair o minério e retornar a sociedade esta área recuperada;
· Escolha de sistemas mistos e ou destino com fins econômico, promovendo renda.
A atividade de agricultura e pecuária possuem ciclos, inserir a atividade de extração de minério nestes ciclos foi a forma mais sustentável que a Mineração Portobello encontrou para garantir o uso de recursos naturais no presente, mas pensando também na disponibilização destes no futuro. O objetivo principal para a realização da atividade de extração de minério de forma garantir o uso do local em outras atividades de uso econômico, foi de estabelecer ações de curto, médio e longo prazo para cumprimento desta atividade.
Metas
· Minimizar impacto ambiental da extração de minérios;
· Maximizar o impacto social positivo da geração de renda da atividade agrícola local;
· Incentivar um uso combinado de extração de minério em conjunto com a atividades agrícolas e gestão do desenvolvimento local em parceria com o produtor, maximizando o desempenho econômico e minimizando os impactos negativos;
· Gerar renda para o superficiário em conjunto com a geração de insumos para a cadeia industrial de placas cerâmicas para revestimentos.
Principais desafios
Como executar a extração de minérios de forma sustentável sendo que está é uma atividade considerada agressiva e com muitos impactos ambientais negativos?
A mineração Portobello, que possui como principal atividade atender a produção de revestimento cerâmico, desenvolveu ao longo dos anos um plano estratégico para buscar essa gestão sustentável.
Dentre as principais ações realizadas vale destacar o uso de camadas pouco profundas, cuidado com recursos hídricos próximo às jazidas e a recuperação das áreas de locais degradados, tanto por outras atividades quanto pela própria mineração.
Isso possibilitou a recuperação de 149 hectares(o equivalente a 1.490.000 m2) de área de para uso de outras atividades econômicas como agropecuária, agricultura e reflorestamento.
Resultados alcançados
Foram recuperados 149 hectares (equivalente a1.490.000m²) d área para uso de outras atividades econômicas ou revegetação natural.
A comunidade como um todo se beneficia de forma indireta pelos resultados de mitigação de impactos da atividade extrativista e diretamente com a ação de geração de renda e atividade econômica da área explorada, além de promover um produto final desta atividade, a Placa Cerâmica, com menor impacto e assim promovendo uma habitação mais sustentável.
A cerâmica é considerada um dos principais elementos de saúde e bem estar na habitação, por suas características técnicas, de limpabilidade e estanqueidade que geram higiene. Adicionalmente é considerado um produto amigo da saúde humana e natureza, pois não libera nenhum tóxico ou orgânico volátil em uso, além de não exigir produtos químicos intensos de limpeza contaminando a água na manutenção. A ação da extração do minério de forma sustentável minimiza o impacto do processo e potencializa os benefícios e impactos positivos do produto em uso.