Prazos de entrega de relatórios de Logística Reversa
Reconhecida como uma das mais sustentáveis do mundo, a cerâmica brasileira é produzida com o uso inteligente dos recursos naturais e respeitando o meio ambiente. As empresas brasileiras já possuem diversas iniciativas sustentáveis, tanto de processos de reutilização de resíduos de produção como, também, a de um sistema de Logística Reversa.
A logística reversa é caracterizada por um conjunto de procedimentos, destinados a viabilizar a coleta, reaproveitamento ou destinação final ambientalmente adequada de resíduos, conforme estabelecido na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei Federal nº 12.305/2010.
Sua implementação é importante para o desenvolvimento sustentável do país, uma vez que promove a diminuição do impacto ambiental oriundo de diversos resíduos, como de lâmpadas, pneus, medicamentos, óleos, pilhas, além de produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro.
A responsabilidade é compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e dos órgãos públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume e o impacto ao meio ambiente decorrentes do ciclo de vida dos produtos.
As empresas que implementaram esse sistema devem estar atentas aos prazos de entrega de relatórios de compensação.
Confira, a seguir, o cronograma de entrega de relatórios para 2024 - Ano base 2023, divulgado no site do Instituto Rever.
31 de janeiro
Maranhão
31 de março
Distrito Federal
Goiás (ano base 2022)
Paraná
Piauí (ano base 2022)
Rio de Janeiro
São Paulo
30 de junho
Amazonas
Mato Grosso (ano base 2022)
Mato Grosso do Sul (ano base 2022)
Paraíba
Pernambuco
Rio Grande do Sul
30 de julho
Nacional (MMAMC)
31 de dezembro
Sergipe (ano base 2024)
Município de São Paulo
Confira mais informações no site: www.rever.org.br