ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres
Seja um associado

Novo relatório da MECS analisa as exportações indianas de revestimentos cerâmicos

Iniciativa Anfacer + Sustentável

Ao longo da última década, a indústria de cerâmica da Índia ganhou destaque global devido ao crescimento meteórico de suas exportações, que aumentaram de forma consistente em todos os continentes. Curiosamente, esse crescimento nas exportações não é liderado pelas marcas já estabelecidas, mas sim pela densa rede de empresas localizadas no polo cerâmico de Morbi, em Gujarat.

Dois números ilustram o quanto a Índia expandiu a sua atuação e dominou o comércio internacional de cerâmica nos últimos anos. Em 2013, a Índia exportou apenas 55 milhões de metros quadrados de cerâmica e era o nono maior exportador mundial. Em 2023, esse número disparou para 589,5 milhões de metros quadrados, com mais da metade desse total sendo enviado para fora da Ásia, posicionando a Índia como o segundo maior exportador mundial. O momento em que a Índia ultrapassará a China, provavelmente só foi adiado devido à pequena diferença que atualmente separa os dois maiores exportadores do mundo.

Devido ao rápido e consistente crescimento é crucial analisar mais de perto o alcance e a ampliação dos mercados internacionais da Índia.

Compartilhamos abaixo, parte do relatório desenvolvido pelo Centro de Pesquisa MECS/Acimac com o panorama das "Exportações de Revestimentos Cerâmicos Indianos 2023", onde foram utilizados dados obtidos de fontes alfandegárias e bancos de dados comerciais. 

 

Confira alguns destaques deste estudo. 

Clique na imagem para ampliar

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio