Fabricantes americanos de revestimentos cerâmicos entram com ações antidumping para produtos importados da Índia
No mês de abril, os fabricantes de revestimentos cerâmicos americanos entraram com ações antidumping e petições de direitos compensatórios junto ao governo americano, exigindo a imposição de tarifas substanciais sobreas importações de revestimentos cerâmicos da Índia. O antidumping contou com a adesão de mais de 90% da indústria do setor e busca coibir práticas de preços desleais e a entrada de produtos não certificados.
A petição antidumping busca a imposição de tarifas estimadas entre 408% e 828%, para combater o dumping massivo e generalizado que ocorre atualmente. A petição de direitos compensatórios (ou antissubsídios) pede a imposição de tarifas adicionais para mitigar o impacto dos subsídios providos pelo governo indiano.
Segundo o Diretor Executivo da TCNA, Eric Astrachan, os fabricantes indianos de revestimento se beneficiam de subsídios governamentais importantes, o que, somado à venda da capacidade excedente a preços de dumping, possibilitou a invasão do mercado americano.
De acordo com Barnes & Thornburg, consultor comercial da Coalition for Fair Trade in Ceramic Tile (Aliança para o Comércio Justo de Revestimentos Cerâmicos), como resultado dessas petições, o governo americano iniciará uma investigação e, se descobrir que as importações indianas são comercializadas injustamente e prejudicam ou ameaçam lesar os fabricantes de revestimentos dos EUA, o governo deverá impor tarifas sobre as importações de revestimentos indianos. A princípio, o governo cobraria tarifas preliminares por alguns meses e, ao final da investigação, que deve ocorrer em 16 meses, imporia as tarifas permanentes. A cobrança efetiva será retroativa a partir da imposição das tarifas preliminares, ou ainda a partir da data de início da investigação.
Novas oportunidades
Em 2023, os produtos indianos representaram US$ 191 milhões do mercado americano de placas cerâmicas, quarto lugar no ranking de principais fornecedores, atrás de Itália, Espanha e México.
Com a aplicação do direito antidumping e antissubsídios entre 408% e 828%, muitos importadores americanos buscarão novos fornecedores e os fabricantes brasileiros terão a oportunidade de ocupar o espaço de mercado que se tornará disponível.