ESG no setor: Colégio Maximiliano Gaidzinski: Revolucionando a Indústria Cerâmica através da Educação e Inovação

Iniciativa Anfacer + Sustentável

Na década de 1970, a indústria cerâmica brasileira vivenciou um período de intensa expansão, liderado por instituições como a Eliane Revestimentos. Com sede em Cocal do Sul, em Santa Catarina, a empresa enfrentou inúmeros desafios no início da trajetória, como a escassez de mão de obra qualificada.

Foi nesse contexto que o empresário e fundador da Eliane, Maximiliano Gaidzinski, percebendo a necessidade de ação, inspirou-se na ideia do seu filho Edson para criar um estabelecimento educacional: o Colégio Maximiliano Gaidzinski (CMG).

Inaugurado em março de 1979, o CMG iniciou suas atividades com 56 alunos em regime integral, oferecendo atividades educacionais, além de material escolar e alimentação gratuitos, estabelecendo um modelo pioneiro de ensino técnico de qualidade.

Atualmente, o Colégio acolhe 231alunos, divididos entre os níveis médio e técnico, mantendo o compromisso de preparar os alunos para o mercado de trabalho e para uma atuação consciente na sociedade. Além disso, os programas educacionais são extensivos e diversificados, abrangendo cursos técnicos em Cerâmica e Eletromecânica, além de disciplinas como Segurança e Saúde, Relacionamento Interpessoal, Redação Técnica e Informática.

O CMG também se destaca na área de robótica e automação, controle de qualidade e metodologia científica, oferecendo aos estudantes uma formação abrangente que inclui participação em concursos literários, olimpíadas de conhecimento e apresentações em congressos técnicos.

80% dos formandos atuam no setor cerâmico

Em quatro décadas de atuação, o Colégio Maximiliano Gaidzinski formou um expressivo número de alunos nos Cursos de Ensino Médio, Técnico em Cerâmica e Técnico em Eletromecânica.

Cerca de 80% deles atuam no setor cerâmico, em indústrias de revestimentos cerâmicos, indústrias de transformação de matérias-primas cerâmicas, representações comerciais, instituições de pesquisa, indústrias de cerâmica vermelha, de produtos refratários e indústrias do ramo de eletromecânica.

Grande parte destes profissionais assume funções de chefia, gerência, superintendência e coordenadorias de projetos.

 

 

Sobre a Eliane Revestimentos

A Eliane produz anualmente 40,8milhões de revestimentos ao ano. A empresa possui seis unidades de produção no Brasil, sendo que quatro estão em Cocal do Sul e uma em Criciúma, ambas em Santa Catarina, e uma em Camaçari, na Bahia.

Além disso, possui mais de 15 mil pontos de revendas em todo Brasil e presença de mercado em mais de 80 países.

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio