Caixa Econômica Federal lança programa FGTS Futuro

Iniciativa Anfacer + Sustentável

A Caixa Econômica Federal acaba de divulgar que as contratações de financiamento habitacional com garantia em depósitos futuros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o chamado FGTS Futuro, devem ter início ainda no mês de abril, após aprovação do Conselho Curador do fundo.

O FGTS Futuro é uma modalidade que permite a utilização de depósitos futuros em conta para a liquidação, amortização ou pagamento de prestações dos financiamentos habitacionais. A utilização da modalidade pode ser feita somente no ato da contratação, por meio de autorização do trabalhador, presencialmente ou pelo aplicativo.

O titular da conta autorizará a caução dos créditos disponíveis nas contas do FGTS por um prazo de 120 meses. A Caixa, agente operador do FGTS, fornecerá as informações da conta do trabalhador à instituição financeira que vai solicitar o bloqueio dos valores para quitação ou amortização das prestações. 

Em caso de demissão, o trabalhador não poderá sacar o saldo comprometido com o financiamento, salvo os 40% da multa nos casos em que ela se aplica. Sendo assim, a Caixa irá suspender o valor referente ao FGTS Futuro por até seis meses e o valor não pago será incorporado ao saldo devedor. Esse seria o tempo para que o profissional retorne ao mercado de trabalho na modalidade CLT, sem ter que arcar com um pagamento mensal maior. 

O governo Federal prevê contemplar até 43,1 mil famílias com renda de até R$2.640,00  para o programa Minha Casa, Minha Vida.

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio