ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres
Seja um associado

Anfacer realiza visita à Argentina para esclarecer Certificação Compulsória

Iniciativa Anfacer + Sustentável

A Anfacer e o Centro Cerâmico do Brasil (CCB),junto à representantes do MDIC e do Inmetro, estiveram em Buenos Aires, entre os dias 13 e 15 de setembro, para esclarecer os entraves que a certificação compulsória na Argentina representa para as exportações brasileiras de placas cerâmicas e formas de solucionar tais obstáculos.

O objetivo final para esse tema é parte de uma negociação de médio prazo para atingir:

1.     Reconhecimento dos ensaios laboratoriais realizados no CCB ou outro laboratório acreditado no Brasil;

2.    Reconhecimento da certificação brasileira em si;

3.    Reconhecimento mútuo dos regulamentos de certificação (o que implica certificação e ensaios laboratoriais).

 

Visitas técnicas

Participaram da agenda de visitas técnicas Alaís Coluchi - consultora de Relações Internacionais da Anfacer e Ana Paula Margarido- superintendente do CCB. A pedido da Anfacer acompanharam as visitas Thaís Salem - analista do Departamento de Negociações Internacionais/ Secretaria de Comércio Exterior (MDIC) e Reinaldo Wacha, chefe da divisão de barreiras técnicas ao comércio do Inmetro.

 

Agenda

No dia 13 de setembro aconteceu a reunião conjunta com a Embaixada do Brasil em Buenos Aires com o objetivo de dar ciência à Embaixada sobre a Certificação Compulsória na Argentina.

A reunião aconteceu com Paulo Gustavo Barbosa Martins, segundo secretário da Embaixada do Brasil em Buenos Aires e Camile Nemitz Filippozzi, Ministra conselheira da Embaixada do Brasil em Buenos Aires.

Anfacer e CCB são recebidos na Embaixada Brasileira em Buenos Aires

No dia 14 de setembro ocorreu uma visita técnica ao laboratório e certificador INTI – Instituto Nacional de Tecnologia Industrial, com o objetivo de conhecer a equipe do laboratório e certificador para iniciaras negociações de harmonização e reconhecimento.

Além da delegação brasileira estiveram presentes: o engenheiro Marcos Rodriguez - Diretor de Operações; Ezequiel Gonzalez Simkin –chefe de Projetos Internacionais, Christian Haas - chefe de Certificação de Produtos, Sílvia Velasquez  - diretora técnica de laboratório, Miguel Mancini e German Alonso - equipe técnica do laboratório cerâmico e Natalia Biasoni - projetos internacionais.

Está prevista para outubro deste ano, a visita da equipe do INTI ao Brasil para conhecer as instalações do Centro Cerâmico do Brasil e a continuidade das conversas de harmonização das certificações.

Visita ao INTI – Instituto Nacional de Tecnologia Industrial

No dia seguinte, 15 de setembro, a visita técnica aconteceu no laboratório SHITSUKE, em companhia da equipe técnica do IRAM – Instituto Argentino de Normalização e Certificação e teve o objetivo de conhecer a equipe do laboratório e certificador para início das negociações de harmonização e reconhecimento.

Acompanharam a visita: Angel Cirocco – CEOSHITSUKE, Juan Rey – Gerente de Certificação de Serviços, Bens de Consumo,Jogos e Fitalatos, IRAM, Yanina Palavecino - Gerente de Desenvolvimento Comercial, IRAM e Santiago Araya – Gerente do Centro Tecnológico SHITSUKE.

Resumo Geral

A Certificação será implementada como está prevista atualmente, a partir de 28 de janeiro de 2024, exigindo ensaios e certificação realizados localmente. A negociação de qualquer profundidade de harmonização será realizada de forma célere somente no próximo ano.  

O DEINT -Departamento de Negociações Internacionais da SECEX incluiu o tema no Grupo de Trabalho de Barreiras Técnicas do Mercosul. A Anfacer sinalizou à SECEX que a harmonização é uma solução viável e que deve ser buscada, ainda que para entrada em vigor somente na recertificação. 

As conversas de harmonização serão iniciadas neste momento com INTI. 

Clique na imagem para ampliar

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio