Anfacer participa do Fórum Mundial dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (WCTF) 2024
O Fórum Mundial dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos (WCTF na sigla em inglês) de 2024 aconteceu na cidade litorânea de Ílhavo, em Portugal, de 17 a 21 de novembro e foi sediado pela APICER –Associação Portuguesa da Indústria Cerâmica. Em seguida ao fórum, foram realizadas as reuniões do Comitê Técnico 189 da ISO, focado em placas cerâmicas, nos dias 22 e 23 de novembro.
Estiveram presentes representantes de Austrália, Brasil, China, Indonésia, Itália, Japão, México, Espanha, Turquia, Ucrânia, Estados Unidos, Portugal e União Europeia. A ANFACER representou os fabricantes brasileiros de placas cerâmicas, durante o evento.
O Fórum proporcionou uma oportunidade única para debater tendências globais na produção e consumo de revestimentos cerâmicos. Estima-se que a produção mundial de revestimentos cerâmicos tenha diminuído 14% em 2023 em relação a 2022, com base nos dados fornecidos pelos membros do WCTF, representando uma produção mundial total de 12,5 bilhões de metros quadrados. Cada país participante ofereceu também uma visão geral sobre tendências nacionais na estrutura regulatória e de defesa comercial internacional que os revestimentos cerâmicos e o setor de construção.
Além disso, o WCTF analisou os principais desenvolvimentos relacionados ao comércio, com os membros trocando informações sobre negociações de acordos de livre comércio multilaterais e bilaterais e barreiras técnicas ao comércio, como certificações obrigatórias, licenciamento de exportação, entre outros. O Fórum também serviu como uma plataforma para monitorar a implementação dos códigos alfandegários harmonizados revisados (HS) para revestimentos cerâmicos, que entraram em vigor em 2017. As diretrizes do WCTF sobre os códigos HS de 2017 estão disponíveis mediante solicitação. Atualmente, 107 países já implementaram plenamente o código HS revisado 6907 para revestimentos cerâmicos.
Este ano, o WCTF destacou a importância da informação ao consumidor por meio de etiquetas que indiquem a origem dos revestimentos cerâmicos. Em um contexto onde regulamentos e políticas impõem requisitos mais rigorosos em termos de pegada de carbono ao longo do ciclo de vida, sustentabilidade, circularidade e saúde e segurança, os membros do WCTF consideram que a transparência total sobre a origem dos revestimentos cerâmicos é uma ferramenta essencial para implementar as exigências de sustentabilidade da UE e internacionais.
Realizado em conjunto com o ISO/TC-189, o Fórum analisou de perto os últimos avanços na normalização internacional. O WCTF celebra fortemente a cooperação mais estreita entre o ISO/TC-189 e o WCTF, promovida por ambos os órgãos nos últimos anos.
O WCTF também explorou em detalhes os avanços nas tendências atuais de inteligência artificial, tecnologias de descarbonização e circularidade, saúde e segurança, e questões climáticas e energéticas no contexto do esforço global de sustentabilidade. Da mesma forma, foram discutidas iniciativas políticas em andamento nos Estados Unidos e em alguns países europeus que abordam o carbono incorporado em edifícios e materiais de construção.
O coordenador do ISO/TC-189 Grupo de Trabalho nº 12 apresentou um relatório detalhado sobre o status atual do trabalho em andamento para desenvolver um cálculo padrão para o carbono incorporado no ciclo de vida completo dos revestimentos cerâmicos, abrangendo as fases de fabricação, instalação, uso, manutenção, substituição e descarte (módulos do ciclo de vida A1 a C4). Nesse sentido, o WCTF enfatiza a importância de concluir rapidamente este novo padrão e ressalta que a sustentabilidade dos materiais de revestimento deve considerar todo o ciclo de vida.
Os membros do WCTF agradecem o presidente José Luis Lanuza,chefe da Divisão de Revestimentos Cerâmicos da CERÂMICA VICTORIA, por seu compromisso e liderança desde 2014. A partir de 2025, o WCTF será presidido porGraziano Verdi, CEO do Grupo ITALCER (Itália).
A próxima reunião do WCTF ocorrerá na Malásia, em novembro de 2025, também seguida pela reunião ISO TC 189. O local específico e a data exata do evento serão anunciados em breve, no site da World Ceramic Tiles Forum.