Anfacer participa de lançamento da Política Nacional de Transição Energética, em Brasília
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, nesta segunda-feira (26/8), a Política Nacional de Transição Energética (PNTE), em reunião liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo presidente do Conselho, ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O evento, realizado em Brasília, contou com a presença de diversos representantes setoriais, incluindo Maurício Borges, presidente executivo da Anfacer, representando também a Aspacer. Maurício destacou que a Anfacer apoia a iniciativa, um programa de extrema importância para o desenvolvimento do setor e do país, ressaltando ainda o papel fundamental do ministro Alexandre Silveira.
A Política Nacional de Transição Energética estabelece as diretrizes que irão nortear a estratégia brasileira para a transição energética, reforçando o compromisso do Governo Federal de contribuir não só com a redução das emissões de gases de efeito estufa, mas com a geração de oportunidades de emprego e segurança do suprimento.
Importante destacar que, neste contexto, o setor cerâmico nacional tem sido pioneiro na estruturação da descarbonização da indústria por meio da implementação de uma matriz energética mais verde com a introdução do biometano, gás proveniente dos rejeitos cana-de-açúcar.
Lançado em 2023, o programa do biometano no setor cerâmico visa substituir, paulatinamente, 50% da demanda de gás natural do setor até 2030. O biometano será também utilizado como combustível para a frota pesada.
Confira aqui os detalhes do Lançamento da Política Nacional de Transição Energética