Anfacer investe em mão de obra para impulsionar revestimentos em “grande formato"
A “Central do Assentador Cerâmico”, iniciativa da Anfacer, como apoio do movimento “Sou Cunheiro”, Centro Cerâmico do Brasil (CCB) e Cortag Brasil, lançou neste sábado, 16 de setembro, uma série de treinamentos voltados à capacitação profissional para a aplicação de revestimentos cerâmicos em “grande formato”, uma das principais tendências do momento em decoração de ambientes. O evento inaugural aconteceu na Sodimac Tamboré, na cidade de Barueri, em São Paulo.
Disponíveis em todas as tipologias de cerâmica e porcelanato, as peças com tamanhos superiores a 1 metro de comprimento em uma das faces são uma importante aposta do setor. O grande desafio, entretanto, é sua aplicação, que exige técnica aprimorada para manejo das peças e uso de ferramentas adequadas. Foi pensando na oportunidade de qualificação da mão de obra representada por essa tendência que a Anfacer, ao lado do movimento “Sou Cunheiro”, CCB e Cortag Brasil decidiu investir nos cursos.
“Com esse treinamento, a Anfacer contribui para mitigar um antigo problema da construção civil brasileira, que é a qualificação da mão de obra”, diz o presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sérgio Magalhães. Segundo ele, além da qualificação técnica, a iniciativa visa preparar os assentadores para as características atuais do mercado de trabalho, por meio de módulos de gestão. “Nosso objetivo é levar esses treinamentos para todo o país, ampliando a oferta de formações.”
Dentre os benefícios dos grandes formatos estão a possibilidade de junção quase imperceptível aos olhos quando assentados corretamente (espacejamento de 2milímetros); novas configurações de harmonização estética dos assentamentos e maior cobertura das superfícies com design contínuo; mais funcionalidade e ampla aplicabilidade em locais não usuais, viabilizando a customização de bancadas, móveis, divisórias e painéis, dentre outras superfícies, seja em ambiente interno ou externo.
Hoje, peças de maior formato já representam 5% das vendas no varejo, mas há grande potencial de crescimento, explica Magalhães. “Nos últimos anos, a indústria investiu pesado nessa tendência, e é natural que siga investindo. Por isso, é fundamental que o assentador tenha todas as técnicas necessárias para se adaptar a essa realidade”, diz.
Plataforma online
O exercício também propõe aproximar os assentadores dos pontos de venda de materiais da construção, dando, aos home centers, acesso a uma plataforma online de prestadores de serviço capacitados e que podem ser indicados, ainda na loja, aos consumidores. Hoje, já são mais de 600 profissionais qualificado se prestadores de serviço na Central do Assentador Cerâmico, que pode ser acessada pelo endereço: www.anfacer.org.br/central-do-assentador
O “aulão” desse sábado contou com dinâmica de aplicação das placas em uma oficina montada no estacionamento da Sodimac Tamboré, ampliando visibilidade da ação. Em uma das dinâmicas, foram apresentas boas práticas de movimentação das peças na obra, além de como recortá-las e assentá-las, conforme o ambiente escolhido de aplicação. A Cortag Brasil, marca parceira da Central do Assentador Cerâmico, apresentou o estado da arte em ferramentas e tecnologias para esses fins.
Após a conclusão do curso, os participantes receberam o certificado de “Consultor Especificador de Cerâmica e Porcelanato”. “O título qualifica esses profissionais a indicar a cerâmica mais adequada para cada ambiente”, explica Anderson Vieira, gestor do Programa de Qualidade e Sustentabilidade da Anfacer.“Pretendemos, com isso, impulsionar a conexão entre esses profissionais, indústria e varejo.”
O treinamento demonstrou, ainda, a importância da dupla colagem com argamassa, técnica que garante o assentamento correto da peça no contrapiso. Também explicou o funcionamento do “arraste”, que permite comprovar a eficácia do preenchimento, evitando o surgimento de espaços “ocos” e o futuro descolamento das placas.