5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente
Dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1973 e, desde então, é celebrada por milhões de pessoas ao redor do mundo.
A indústria brasileira de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias têm emergido como um importante setor no movimento global por práticas mais responsáveis, concentrando-se em uma produção de menor impacto ambiental em todas as etapas do ciclo de vida do produto, desde a extração de matérias-primas até o descarte ou reciclagem.
O processo de fabricação brasileiro é reconhecido por ter o menor consumo de água, gás e energia por metro quadrado do mundo. Os fabricantes também adotam e investem em tecnologias de ponta para diminuir a pegada de carbono dos produtos.
A indústria brasileira de revestimentos cerâmicos tem um parque fabril de alta tecnologia, com equipamentos de última geração e eficiência energética, além de produzir uma cerâmica de alta qualidade e em conformidade com as normas do setor.
Entre as principais ações e resultados que contribuem para esse reconhecimento estão:
- A argila, matéria-prima da cerâmica, é extraída das camadas superficiais do solo, o que contribui para a recuperação das jazidas.
- Entre os países referência em produção de cerâmica, o Brasil emite o menor valor de dióxido de carbono equivalente (CO2eq) por metro quadrado produzido.
- A produção brasileira consome 30% menos água em comparação aos demais países e possui o menor consumo mundial de energia e gás por metro quadrado.
- A utilização do gás natural como fonte de energia evitou a emissão de milhões de toneladas de CO2 na atmosfera e agora, com uma nova transição energética para o biometano, a produção será ainda mais verde.