Voltar para notícias
A entidade, por meio do programa Conecta Startup Brasil, conheceu a plataforma que
tem como objetivo conectar indústrias aos pequenos e médios comerciantes,
fortalecendo transações comerciais pelo sistema de compras coletivas. A Big Bang A
Força do Varejo é considerada uma das soluções práticas para reaquecer o comércio
pós-crise COVID-19, na cadeia produtiva da construção
Com o objetivo de encontrar soluções que agreguem valor, bem como ajudem a resolver as “dores” da indústria cerâmica, a ANFACER foi selecionada pelo programa Conecta Startup Brasil para ser mentora de empresas embrionárias que tenham como foco encontrar soluções para os desafios reais do mercado.
Big Bang A Força do Varejo
Sediada em Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro, “a startup foi criada para contribuir e colaborar com o desenvolvimento de pequenos e médios comerciantes, especificamente, donos de lojas de materiais de construção, que sentem o impacto do rápido crescimento do comércio online e também com a ampla margem de negociação das grandes redes varejistas”, adianta Mezak Gualberto, diretor comercial.

Compras coletivas somente para empresas varejistas
Na prática, é preciso saber que a Big Bang A Força do Varejo não é direcionada para o consumidor final. Trata-se de uma plataforma Business-to-Business (B2B) de compra coletiva, auxiliando pequenos e médios comércios da área de materiais de construção a revitalizar seus estoques de maneira competitiva, incluindo reduções de custo de frete e prazos de pagamentos especiais, de acordo com o volume de produtos adquiridos. “É bom que se diga que a Big Bang faz o trabalho mais árduo: negociar com a indústria de modo que traga vantagem para o comércio varejista local e regional. Queremos dar fôlego e tranquilidade para os empresários quando o assunto é negociação e facilidade no pagamento e rapidez na entrega, sobretudo nesse momento de crise gerada pela COVID-19”, reitera Marcio Cabral, diretor administrativo.

Como funciona
“A ordem é otimizar o tempo. Por isso, a simplicidade no funcionamento e a rapidez no atendimento foram os pontos de partida de todo o projeto do site bigbangvarejo.com.br”, detalha Rafael Gripp, diretor de T.I.
Para ter acesso à plataforma basta se cadastrar informando um login, senha e o CNPJ do varejista, muito similar a qualquer cadastro online atualmente. “Outro ponto relevante é que o portal é totalmente gratuito para os comerciantes”, ressalta Rafael.
Vale lembrar que a Big Bang é um portal exclusivo para empresas, ou seja, varejistas e indústrias de diversos segmentos que tenham CNPJ e inscrição estadual são bem-vindos. “Como o negócio está em franca expansão, mesmo que o comerciante não seja do estado do Rio de Janeiro é importante que faça o cadastro. Isso pode sinalizar quais as praças a rede pode expandir com mais rapidez”, comenta Rafael. 
Na sequência do cadastro, o usuário já tem acesso à área de produtos, preços e condições de pagamento. Após esse passo é escolher os produtos, colocar no carrinho de compra e partir para o pagamento que é dividido por categorias, de acordo com o objetivo da compra colaborativa nas quais os critérios são os volumes de negócios: Bronze, Prata e Ouro, pré-negociadas com cada indústria.
Para a indústria é muito simples, é necessário fazer o cadastro na área específica do portal, que a equipe da Big Bang entra em contato para proceder com as negociações, na qual serão definidos produtos, preços, metas e condições de pagamento e entregas a serem publicadas no site. Todas essas informações podem variar de acordo com estado, região e até mesmo cidade.
Uma vez estabelecida a parceria, a indústria terá acesso a novas estratégias comerciais, mais competitivas e eficazes, justamente quando precisam otimizar os processos de vendas, ampliar a área de atuação e reduzir custos. Por ser uma vitrine online, o portal facilita ainda o lançamento das coleções, fazendo com que os produtos cheguem com mais rapidez ao ponto de venda. “A ANFACER contribui nessa cadeia justamente estreitando o caminho entre os seus associados e a Big Bang A Força do Varejo. Juntos, será possível potencializar negócios no Brasil inteiro e contribuir para a retomada do crescimento pós COVID-19”, finaliza Anderson Vieira, Consultor de Qualidade e Inovação da ANFACER e que está à frente da coordenação entre a entidade e o Conecta Startup Brasil. O programa Conecta Startup Brasil é realizado pela Softex, com os apoios da ABDI; do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e do CNPQ.
Serviço

ANFACER
anfacer.org.br

Conecta Startup Brasil
conectastartupbrasil.org.br

Big Bang A Força do Varejo
bigbangvarejo.com.br
Voltar para notícias