Anfacer participa de debate na Fiesp sobre Reforma Tributária

Iniciativa Anfacer + Sustentável

Nesta segunda-feira, 21/08, Maurício Borges, presidente executivo da Anfacer, esteve na Fiesp, participando do debate sobre a importância da Reforma para o crescimento econômico.

Além do presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, estiveram presentes os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, e empresários de diversos setores da economia. Pelo calendário divulgado, a Reforma Tributária deverá ser debatida no Senado até outubro, quando irá à votação. Se houver mudanças no texto, ela retorna à Câmara. No evento, Lira disse que espera vê-la promulgada até o final do ano.

Setor Cerâmico: Competitividade da indústria deve ser prioridade da Reforma Tributária

Mesmo com ressalvas o setor cerâmico apoia a reforma tributária, ressaltando que é imprescindível dar mais competitividade às empresas e incentivar o crescimento econômico.

A Anfacer preconiza que o foco da reforma tributária seja a competitividade das empresas e do País, defendendo um modelo congruente com o relatório apresentado na Comissão Mista do Congresso Nacional, com a criação deum IVA de alcance nacional, em substituição ao ICMS, ISS, IPI e PIS/Cofins.

Com a adoção de um IVA moderno, aglutinando impostos federais, estaduais e municipais, o Brasil ficará alinhado às melhores práticas internacionais de tributação, com um sistema mais simples e eficiente, com foco na promoção da competitividade econômica.  

A entidade, que representa um setor de peso na economia brasileira, responsável por 6% do PIB da indústria de material de construção, tem apoiado uma reforma tributária ampla e eficaz para destravar a economia, minimizar os impactos do ‘Custo Brasil’ e fomentar o desenvolvimento.

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio